terça-feira, 17 de abril de 2012

O Rapto Das Filhas De Lêucipo


Obra: O Rapto Das Filhas De Lêucipo
Autor: Peter Paul Rubens
Ano: 1618
Técnica: Óleo sobre tela

É umas das obras mais importantes de Peter Paul Rubens um artista alemão do século XVI.


Analisando a obra.
Primeiro começamos a recolher informações visuais sobre a obra, repare que as duas mulheres com a estatura de peso acima do padrão, considerado nos tempos de hoje, nos dá a impressão de fartura e beleza, (idealizado na época) referindo-se também as pessoas que participavam da classe alta. Observando a imagem os dois rapazes não mostram cuidado e nem delicadeza ao segurar as moças, o rapaz que esta em cima do cavalo segura a perna esquerda de uma das moças e o outro braço nos da impressão de que também está segurando sua costa deixando-a pensa no ar, já a outra que esta caida no chão é segurada pelo seu braço direito, e analisando a posição da perna do rapaz que a segura e os traços bem nítidos em seu rosto percebemos que ele está fazendo uma certa força para segura-lá. A expressão dos dois rapazes e a agitação denuncia o rapto, descontrolando os cavalos, e a figura do anjo logo atrás o segurando nos dá uma ideia de calma, ou significando proteção.
Ao analisar as duas moças nuas, percebemos que o caráter sexual fica mais explícito, elas não mostram estar nitidamente com medo de algo, e se "jogam" mais com o olhar de desejo.

Curiosidades
Segundo a Mitologia Grega, o rapto de Hilaíra e Febe (filhas de Lêucipo)  relaciona-se a um antigo costume  chamado "O rapto das noivas" onde supostamente Castor e Polideuces, roubaram as noivas prometidas a seus primos antes do casamento.
A mitologia fala que Lêucipo era rei de Messênia , mas a história não tem continuação acaba logo depois que eles (Castor e Polideuces) deram ao pai da noiva, que era seu tio, presentes mais valiosos que os de Idas e Linceus.



Postagem: Henrique Faustino e Rafaela Almeida







segunda-feira, 16 de abril de 2012

MONALISA

Obra de Leonardo da Vinci um dos mais eminentes homens do renascimento italiano,MONALISA ou LA JOCONDE como é conhecido em Francês foi iniciada em 1503.
A imagem representa uma mulher com uma expressão introspectva e um pouco timida.Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo.Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua linda e perfeita obra mas sim uma obra que continha mensagens ocultas entre sua pintura. Visto da direita tem uma aparência de que a monalisa é menor  do que vista pela esquerda,os conceitos de masculinos e femininos estão ligados o esquerdo e feminino o direito é masculino.
A pintura veio trazida da italia pelo próprio Da Vinci em 1506 por se tratar de um convite feito pelo rei Francisco e assim ele a vendeu para o rei.
A pintura de Da Vinci passou por três exposiçoes em ambientes diferentes ao longo da história.
Fontainebleau e posteriormente no Palácio de Versailles e só após a Revolução Francesa foi levado para o museu do Louvre em Paris.


CURIOSIDADES: 400 anos depois da Monalisa ser pintada a obra foi roubada e autoridades da época interrogaram vários pintores importantes incluinda Pablo picasso por serem suspeitos de participar co crime.
Mas foi solto posteriormente pois a obra foi encontrada nas mãos de um ex-funcionário que estava na Itália.




Postagem: Lucas Cruz

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Renascimento

Podemos chamar de Renascimento, Renascença ou Renascentismoo período entre XIII até o século XVII onde se deu fim a idade média e o começo da idade moderna.
Foi caracterizado pela mudança do Feudalismo para o Capitalismo tendo como ponto forte nas artes na filosofia e nas ciências.
Humanismo e Naturalismo era suas ideias principais " A Descoberta do Homem". Italia 1º país onde se manifestou o Renascimento.
Muitos historiadores consagrados dizem que o Renascimento e muito mais complexo do que se parece e imprevisível diante do que a historia nos conta.




Obra:O Nascimento de Vénus
Autor:Sandro Botticeli
Ano:1485
Descrição:Obra que teria sindo encomendada por Lorenso di Pierfrancesco representado a deusa Vênus saindo do mar, conforme dita na mitologia romana.