segunda-feira, 11 de junho de 2012

Willian Shakespeare

Nascido no dia 23 de abril de 1564, Shakespeare foi considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje.
Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres , em busca de oportunidades. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois, os textos de Shakespeare ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente da época, amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.


No ano de 1610, voltou para Stratford, sua cidade natal, onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.  Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada  pelos historiadores.


Postagem: Miriã Santoro e Arianne Laís

Galileu Galilei

  Galileu Galileu foi um grande Físico, Matemático e Astrônomo nascido no ano de 1564, foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristoteles, que ate aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a Física.
   Neste periodo criou a Balança Hidrostática, que posteriormente deu origem ao Relógio do Pêndulo. A partir das informações da criação do primeiro Telescópio, na Holanda, construiu a primeira Luneta Astrônomica e pode observar a composição da Via Látea, os Satélites de Jupiter, as Manchas do Sol e as Fases de Vênus.
   Galileu foi responsável pela criação de inventos e aperfeiçoamento de teorias que caracterizaram as novas descobertas do Renascimento. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do Movimento Uniformemente Acelerado e do Movimento do Pêndulo, descobriu a Lei dos Corpos e enunciou o Princípio da Inércia e o conceito de Referencial Inercial


Postado por: Matheus Fernandes

Michelangelo


Michelangelo , pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, um dos maiores nomes do Renascimento. Nascido em Caprese, perto de Arezzo, aos 13 anos ingressa como aprendiz na oficina do pintor Ghirlandaio, um dos principais mestres do Quattrocento florentino.
Em 1489, entra para a Escola de Escultura de Florença e lá permanece até a morte de Lorenzo de Medici, seu mecenas e amigo, em 1492. Nesse período converte-se aos ideais de beleza e às concepções filosóficas da Grécia antiga. Estuda as esculturas gregas e romanas da coleção dos Medici e aprende anatomia humana.
Em 1496 vai para Roma. Esculpe a “Pietá” , que se encontra ainda hoje na entrada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. De volta a Florença, em 1501, faz a estátua “David
Em 1505, o Papa Júlio II encomenda-lhe seu túmulo. O artista passa oito meses escolhendo mármores para o mausoléu, mas não termina o projeto. Após a morte do Papa, em 1513, esculpe duas grandes estátuas, “Moisés” e “Os Escravos”.
Conta o biógrafo Vasari, contemporâneo do artista, que Michelângelo, depois de terminar “Moisés” e diante de sua perfeição, teria batido no joelho da escultura e pronunciado a tão difundida expressão: “Parla!”
De 1508 a 1512 pinta o teto da Capela Sistina, no Vaticano, com cenas do Velho Testamento. Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, projeta a enorme cúpula da Basílica de São Pedro. Já no fim da vida se dedica principalmente à arquitetura. Morre em Roma.




Postagem : Arianne Laís

terça-feira, 5 de junho de 2012

A Última Ceia (Leonardo da Vinci)


Técnica: Mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco (estuque).
Data: 1495-1497

A Última Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.

Leonardo da Vinci passou grande parte destes três anos dando atenção integral a esta pintura o que era fato raro para um pintor versátil e do seu quilate.

Sofreu agressões ao longo do tempo desde a abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial.

Quando Leonardo escolheu esta pintura, que está baseada em João 13:21, no qual Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Esta pintura, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas.

Ao centro, Cristo é representado com os braços abertos, num gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos num ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato.

Postado por Giovana Scarazzatti



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Willian Harvey
William Harvey nasceu em 1º de abril 1578, na cidade inglesa de Folkestone, ele estudou medicina em Cambridge e fez sua graduação em Pádua cuja universidade era a mais avançada da época. Após a sua Graduação voltou à Inglaterra e se tornou membro do colégio de médicos.
Suas descobertas sobre o coração e a circulação do sangue que revolucionaram a medicina, tais como:
(1)  Que coincide com o pulso é a contração cardíaca, e a dilatação.
(2)  São os ventrículos que, como bolsas musculares, lançam o sangue na aorta e na artéria pulmonar.
(3)  As ondas do pulso que são determinadas pelo sangue fluem das artérias.
(4)  Os sangues das artérias e das veias são o mesmo.
(5)  O sangue parte do coração, e não do fígado, percorre um ciclo completo e volta ao coração.
E a partir dessas descobertas adquiriu fundamento científico. Suas ideias provocaram muita polemica, mas paradoxalmente, o apego excessivo as ideias de Aristóteles levou-o a praticar a medicina antiquada.
As pesquisas de Willian Harvey sobre as funções do coração e da circulação de sangue fundaram-se nos estudos e conclusões de Claudio Galeno, grande fisiologista da antiguidade. Aproveitou também as descobertas do médico espanhol Miguel Servet, que no século XVI descreveu a circulação pulmonar e o retorno do sangue ao ventrículo esquerdo. Harvey havia desprezado hipóteses correntes de que artérias continham uma mistura de sangue e ar e propôs o cíclico da circulação sanguínea.
Velho e doente morreu em 3 de junho de 1657, em Roehapton, Inglaterra.
                                              
Publicado por : Cássio Henrique